Me amarrem.

E ai galera, como estamos? desculpem o tempo sem postar, mas eu estava viajando.

 

Bom, hoje na aula de comunicação e arte o professor nos mostrou a imagem da exposição onde um artista da américa central amarrou um cachorro de rua em uma galeria. Como esperado, a turma começo a dar suas opiniões robóticas de como aquilo era errado e tudo mais. E o que eu disse logo depois foi isso: Qual de vocês para pra alimentar todos os animais abandonados que encontram? Nenhum não é? Ah, pois é! E a indiferença, de certo modo, não está matando os animais ali também? Está? Ah pois é! Eu acho que o artista, pelo menos, fez isso tentando passar esse alerta de que nossa revolta não é nada se ficarmos de mãos cruzadas, e se ele conseguir mudar o pensamento de algumas pessoas e, assim, salvar a vida de alguns animais, acho totalmente válida a obra dele.

O professor então continuou, nos contando todo o contexto da obra: O cachorro fora nomeado Natividad, devido a um imigrante ilegal que havia morrido em um ataque de cães no seu país. Na ocasião, vários seguranças viram o fato e disseram que nada podiam fazer. Após a exposição, para toda a pergunta que se fazia sobre o contexto da obra o artista somente respondia “Natividad está morto”, podendo estar se referindo ao cachorro ou ao imigrante. A curadora da galeria onde o cachorro foi exposto disse que o cachorro ficou preso apenas 3 horas e depois foi solto. E esse cachorro chamou mais a anteção do mundo do que o imigrante que morreu por causa da indiferença.

E usando as palavras do professor, ainda me lembro que muitas pessoas na época (e ainda hoje) diziam que o artista devia ser morto, ou seja, por um fato especulativo que poderia ter ocorrido a um animal as pessoas são capazes de desejar a morte de um ser humano. Eu acho que um pouco de reflexão é exigida de cada um de nós nesse momento.

~ por lucasexplica em 17/03/09.

Deixe uma resposta

 
